Blog

cozinha mediterrânea

Cozinha Mediterrânea: descubra sua origem e principais características

Conhecida por seus ingredientes frescos e saudáveis, a cozinha mediterrânea reúne o melhor da gastronomia de países do norte da África, sul da Europa e oeste da Ásia, onde está localizado o Mar Mediterrâneo. Alimentos a base de trigo, grelhados, frutas e legumes são os pilares das receitas características desta culinária, responsáveis por seu sabor marcante e colorido especial. 

Como a cozinha mediterrânea desenvolveu-se ao redor do Mar Mediterrâneo, ela expressa a cultura, os costumes e a identidade de 22 povos, dentre eles: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia, Turquia, Sírio, Líbano, Israel e Palestina.

Cozinha Mediterrânea, a culinária da longevidade!

Presente em 80% dos pratos, o azeite é considerado o rei da cozinha mediterrânea. Seja para refogar temperos ou dar um toque final em carnes e vegetais, usa-se o azeite extravirgem em doses generosas, fazendo com que a comida local tenha um sabor marcante característico. Por ser um óleo natural, extraído das oliveiras que rodeiam a região, ele faz bem à saúde do coração, auxilia no aumento do colesterol bom (HDL) e na diminuição do ruim (LDL), entre outros benefícios.

Isenta de frituras, os alimentos são cozidos, assados, grelhados ou consumidos cru (como é o caso de alguns peixes e frutos do mar). Apesar da sofisticação ser posta em segundo plano na cozinha mediterrânea, a simplicidade dos pratos e a riqueza de aromas e cores tornam sua apresentação memorável. Outro ponto interessante, que faz parte da cultura desses povos, é tornar a refeição um momento de lazer a ser compartilhado com a família e amigos. 

Pratos saborosos e saudáveis, harmonizados com vinhos

A cozinha mediterrânea é simples, fresca e versátil, na qual é possível combinar diferentes técnicas de preparo na mesma refeição. Sua filosofia valoriza o sabor original dos ingredientes, que são: o azeite, a manteiga, os cereais, as verduras e legumes, frutas, peixe e carne. Além disso, utiliza-se de muitas ervas aromáticas para intensificar o sabor dos pratos.

As frutas secas, assim como os melões, os pêssegos, os damascos e os figos são indispensáveis no preparo de sobremesas e pratos principais. Quanto às verduras, podemos destacar a berinjela, abobrinha, pimentões, cenoura, pepino, alho e cebola.

Como a região mediterrânea é propícia a criação de peixes, mariscos, moluscos e crustáceos, os pescados estão presentes em todo cardápio mediterrêno. Apesar do consumo de carne ser menor, o cordeiro e o porco fazem parte de alguns pratos típicos. 

Ricos em carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais, os grãos integrais como grão de bico, feijões  e lentilhas, têm presença forte na cozinha mediterrânea. Bem como as massas e os molhos, receitas características de alguns países europeus. Por fim, podemos destacar a harmonização com vinhos como um complemento da culinária mediterrânea. 

Que tal levar para sua casa o melhor da cozinha mediterrânea?

Com a proposta de oferecer a você e seus convidados uma experiência gastronômica única e diferenciada, o Chef Otávio Gentile leva para o seu evento ou jantar intimista o melhor da culinária contemporânea — no conforto da sua casa ou no local de sua preferência — , colocando em prática toda a sua vivência em cozinhas ao redor do mundo. Entre agora em contato e solicite um orçamento! Ligue para (11) 9 9331-9960 e tire todas as suas dúvidas. Atendimento 24 horas.